Escolha seu idioma!

25 de setembro de 2008

Gerência de projetos: o que é o processo Scrum

Uma rápida introdução ao Scrum, processo que pode ajudar na gestão de projetos e na empresa. A proposta é aumentar a produtividade e reduzir o tempo gasto no desenvolvimento de sistemas de várias naturezas.
Scrum, na definição de seus criadores, é um processo ágil que pode ser utilizado para gerenciar e controlar desenvolvimentos complexos de softwares e produtos, usando práticas iterativas e incrementais.
Já foi utilizado desde projetos simples até mudanças em organizações inteiras e sua proposta é aumentar significativamente a produtividade e reduzir o tempo gasto no desenvolvimento de sistemas de várias naturezas.
Dentre as principais características do processo destacam-se a auto-organização das equipes de desenvolvimento, o uso de "sprints" semanais ou mensais para acompanhar a evolução do produto a ser entregue, o acompanhamento minucioso dos requerimentos através do backlog do produto.
E, ao meu ver a mais importante: a capacidade de adaptação do Scrum a diferentes práticas de engenharia de software e metodologias.
A dinâmica do Scrum funciona da seguinte forma:
  • dividir os produtos a serem entregues em equipes multidisciplinares menores;
  • essas equipes recebem o backlog de produtos a serem entregues em uma determinada linha de tempo;
  • ao iniciar o processo, diariamente a equipe se reúne por 15 a 30 minutos para acompanhar de perto a evolução do backlog e listar as causas de possíveis problemas que possam estar atrapalhando o andamento do processo.
Ao final do tempo definido (semana, mês) a equipe deverá entregar o "produto final", ou seja, o backlog resolvido.
Uma característica muito forte é a participação constante do cliente (que pode ser um cliente externo ou interno, como o gerente de projetos, por exemplo) no dia-a-dia do desenvolvimento, acompanhando, mensurando e auxiliando na resolução de problemas que possam vir a surgir as freqüentes e curtas reuniões para o acompanhamento do processo de entrega.
Outro ponto interessante no Scrum é a divisão de tarefas. Ao invés de realizar tarefas de forma linear (exemplo: codificar-documentar-testar), os membros da equipe realizam um pouco de cada coisa, todo o tempo. Ou seja, se há alguma definição pendente na atividade atual, o membro da equipe imediatamente escala essa questão e pode passar para outra atividade e depois retornar para a primeira quando está estiver clarificada.
Empresas como Microsoft, Google, Yahoo, Nokia, Philips e Siemens já estão adotando a prática do Scrum no exterior. No Brasil ainda temos observado poucas empresas adotando o Scrum em suas práticas de engenharia.
Fonte: WebInsider

24 de setembro de 2008

Novo conceito em telefonia fixa e banda larga da GVT marca o fim do monopólio em Salvador

Empresa com oito anos de atuação no Brasil leva à capital baiana pacotes de telefonia e banda larga com velocidades de 1 a 20 Mega a preços super atrativos

A GVT, empresa que se destaca no desenvolvimento de soluções e prestação de serviços de telecomunicações no Brasil, chega a Salvador com padrão de atendimento, qualidade e velocidade de Internet banda larga inéditos no mercado baiano. O início das atividades na capital da Bahia parte de 45 mil acessos físicos construídos, que geram capacidade para instalar 45 mil linhas de voz e o mesmo volume de serviços de Internet banda larga (ADSL). O investimento inicial é de R$50 milhões em 2008 e concentra-se, na primeira etapa, em bairros como Amaralina, Barra, Caminho das Árvores, Canela, Comércio, Graça, Jardim Apipema, Pituba e Vitória. Até o final do ano, a empresa prevê ampliação de 45% na área inicial de cobertura e novas expansões para o ano de 2009. Neste primeiro ano de operação, estão sendo gerados cerca de 700 empregos, entre funcionários diretos e terceirizados para atividades de construção de rede, vendas, operações e instalação de serviços.
Salvador é a primeira capital do Nordeste atendida pela GVT e faz parte do plano nacional de expansão da empresa que tem licença para atuar em todas as cidades brasileiras. “Escolhemos Salvador porque o mercado local está muito disposto a consumir produtos e serviços de telecomunicações inovadores, especialmente em Internet banda larga”, afirma o vice-presidente da Unidade de Negócios Varejo da GVT, Alcides Troller Pinto. A GVT já havia anunciado que ingressaria em uma nova grande cidade ainda este ano, dentro de seu plano de expansão que inclui outras novas cidades a serem lançadas ao longo de 2009. Atualmente, a GVT tem 1,54 milhão de linhas em serviço em cidades da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Fonte: http://www.gvt.com.br/portal/saladeimprensa/interna.jsp?news=726&languageAcronym=ptBR