Escolha seu idioma!

10 de outubro de 2012

História da Religiões - Adventistas

No período de 1831 a 1844, William Miller, um pregador batista e ex-capitão do exército da Guerra de 1812 semeou a idéia do despertar do Segundo Advento, como chamava a segunda vinda de Cristo à Terra. Baseado numa profecia de Daniel 8:14, Miller afirmou que o segundo advento ocorreria em 22 de outubro de 1844, e quando não ocorreu, milhares de fiéis abandonaram o grupo. Os poucos que restaram entenderam então que na verdade a profecia não seria do segundo advento, mas da criação de um ministério especial no céu para os seguidores fiéis, que continuam até hoje esperando pela volta de Jesus.

Neste grupo de fiéis que não se afastaram após o desapontamento da profecia estava Ellen White, uma escritora inspirada, oradora e administradora dedicada, que serviu de esteio à estabilização dos grupos adventistas e sua multiplicação.

Em 1860, em Battle Creek, Michigan, EUA, um conjunto de congregações de Adventistas escolheu o nome Adventista do Sétimo Dia e em 1863 organizaram formalmente o corpo da Igreja com um número de 3.500 membros.

No decorrer do tempo foram fundados grupos missionários, escolas, hospitais e a Casa Publicadora, uma editora adventista.

Os adventistas consideram o Sábado como o dia consagrado a Deus, ao invés do domingo, mantendo uma prática citada no Antigo Testamento. A doutrina considera muito o dom da profecia, tendo sido a própria Ellen White uma profetisa, e promove intensa discussão de profecias bíblicas já realizadas e interpretação das profecias bíblicas futuras. Acreditam nas escrituras bíblicas, e também acreditam que os mortos serão acordados na ocasião do advento, para viver no reino de Deus. Declaram que sua missão está baseada em 3 pilares: divulgação, educação e saúde, conforme os escritos de Ellen White.

Além dos rígidos conceitos de moralidade e comportamento social inerentes à doutrina adventista, existe uma especial atenção à saúde, com a condenação do tabaco, álcool, chá, café e outras substâncias prejudiciais à saúde, e intenso trabalho social na área, como se vê pelo grande número de hospitais adventistas, clínicas e centros de tratamento. ( A obra médica é o braço direito da mensagem, conforme Ellen White). Em 1896, o Pastor Huldreich Graf (Missionário norte americano), começou a ministrar no Brasil, princípios de saúde em forma hidroterapia, tratamentos naturais, alimentação vegetariana e outros.

Os adventistas têm como missão instituída pregar a crença do advento próximo aos não crentes, e o fazem de inúmeras maneiras e de forma regular, para preencher outro de seus objetivos maiores: a divulgação, que hoje se opera por meio de um parque editorial de grandes proporções.

O adventismo chegou ao Brasil devido a um acontecimento inusitado: fugido da polícia brasileira um jovem alemão de Brusque, SC chamado Burchard embarcou clandestinamente num navio onde havia missionários adventistas, de quem se aproximou. e que posteriomente passaram a enviar para o Brasil literatura de divulgação Adventidta.

 O primeiro missionário a chegar ao Brasil foi Albert B Stauffer, depois de trabalhar na Argentina e Uruguai, e ele teve problemas para enfrentar a barreira da língua, visto que só existia literatura adventista em alemão. O primeiro batizado foi o professor Guilherme Stein Jr, em abril de 1895, na cidade de Piracicaba. Em 1898 foi estabelecida a primeira escola missionária no Brasil, em Gaspar Alto, sob a direção do Prof. Guilherme Stein. Diversos missionários passaram por esta escola, e com a fundação e desenvolvimento de várias outras escolas como esta se instituiu o terceiro pilar dos objetivos adventistas, a educação, que contam hoje com 528 Escolas de 1º e 2º graus e 5 Universidades, com 128.302 alunos.
A Casa Publicadora Brasileira é uma das 55 editoras pertencentes a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi fundada em julho de 1900, no Rio de Janeiro, mas em 1905 foi transferida para Taquari,Rio Grande do Sul.

O primeiro periódico a ser publicado em português foi O Arauto da Verdade em janeiro de 1900, e o primeiro livro publicado foi A Vinda Gloriosa de Cristo, em 1907. Hoje existem no Brasil várias Casas Publicadoras e 3 ramos da Igreja Adventista: Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Adventista da Promessa e Igreja Adventista da Reforma, com um total de 1 milhão de membros.

Nenhum comentário: