Escolha seu idioma!

24 de outubro de 2012

Ns-k330 - Servidor Nas E Bittorrent Bt Client

Primeiramente, é preciso esclarecer o que é um NAS. Network-Attached Storage, por definição, é tão somente uma unidade de armazenamento acessível através de uma conexão de rede. Você está acostumado a ver HDs externos que são conectados ao computador via USB, ou mesmo Firewire. Um NAS é, então, um equipamento dotado de uma (ou mais) unidade de disco e que permite leitura e escrita através de uma conexão de rede, podendo funcionar como disco externo para todas as máquinas ali conectadas, simultaneamente.

Os modelos existentes de NAS incorporam, além da função básica acima descrita, várias outras possibilidades, dependendo do equipamento escolhido. O NS-K330, por exemplo, pode funcionar como um client de torrent e passar dias e noites transferindo arquivos sem que você precise de um computador ligado para isso. Daí vem a ideia de “green computing” ou “green downloading”. Você economiza energia, o meio ambiente agradece, e a sua conta de luz vem mais amena. Suspeito que um NAS baratinho possa “se pagar” rapidamente apenas por cumprir essa função, no caso dos usuários que fazem uso muito intenso de torrent.

Ao permanecer ligado 24/7 sem consumir tanta energia, seu NAS pode, também, abrir outras possibilidades interessantes, pois há como configurá-lo para servir arquivos para além da sua rede interna. Com a configuração adequada entre o roteador e o equipamento, é possível deixar os serviços rodando de forma que você possa acessar seus arquivos de onde estiver, usando seu smartphone, seu tablet ou notebook. O NS-K330 oferece serviços de FTP, SFTP/SSH e Webserver, todos configuráveis conforme a necessidade do usuário.

Resumindo, você pode deixá-lo cuidando dos seus downloads, sair de casa, deixando seu PC desligado e, de fora, puxar para o seu smartphone um determinado álbum em MP3 que você gostaria de ouvir naquele momento e não faria sentido voltar em casa para pegar. Pode ser usado para disponibilizar arquivos de trabalho, documentos diversos do seu escritório, que irão permanecer acessíveis onde quer que você esteja. Uma boa possibilidade.

Nenhum comentário: