Escolha seu idioma!

4 de setembro de 2013

Muda Brasil - Dinheiro dos aposentados é da nossa conta!

Imagine a cena "Você recebe um informativo avisando que seu contracheque será menor e que, a partir de determinado mês, um valor médio do salário será descontado da sua folha de pagamento todos os meses, por tempo indeterminado." Comportamento comum para trabalhadores que tem fundo de pensão mal administrados ....  se já passa por isso muito cuidado com a saúde financeira do seu fundo de pensão.

Em suma, milhões de reais com investimentos malsucedidos (aplicações em títulos de bancos que quebraram e em papéis de empresas com dificuldades financeiras) e no final quem paga a conta é o pobre do trabalhador.

  • Correios - 1 bilhão novo déficit do fundo de pensão dos Correios, que já havia tido um rombo de 1,4 bilhão de reais anos antes.
  • Aerus  - fundo de previdência fechada dos trabalhadores aeroviários - diminuição em até 92% do valor dos rendimentos pagos a funcionários inativos.
  • Portus - fundo de previdência fechada dos trabalhadores portuários  - inadimplência de contribuições de algumas patrocinadoras. A dívida estaria em cerca de R$ 2,8 bilhões.

Conforme regras da Previc, órgão do Ministério da Previdência que fiscaliza o setor de previdência complementar, determinam que, se os fundos fecham dois anos seguidos com déficit, precisam apresentar um plano para resolver o problema antes que o caixa termine.

Os mecanismos de controle atual estão se mostrando ineficazes e os órgãos de controle pouco fazem para mudar essa triste realidade:

-  A intervenção da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) criada em dezembro de 2009, que regulamenta e fiscaliza o setor.

-  Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp)

-  Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).

Nenhum comentário: