Escolha seu idioma!

17 de maio de 2013

Resenha Filme “João do Santo Cristo”

Não é de agora que a rede Globo de televisão chama a atenção pelo conceito religioso em suas novelas e em sua programação. Como por exemplo, as novelas “A Viagem”, “Um anjo caiu do céu”, “Da cor do pecado”, “Desejo Proibido”, “Estrela Guia”, “Anjo Mau”, “Sete Pecados”, “Eterna Magia” com a valorização da bruxaria, “Escrito nas Estrelas”, “O Astro” e por último “Salve Jorge” (protagonista que é devoto de São Jorge e Ogum representa São Jorge no sincretismo). E você acredita que a gigante da comunicação Globo consegue imputar algo na mente das pessoas que assistem, assimilam e torcem pelos valores em toda novela que pinta? 

Não se trata se um simples burburinho que se cria por causa de um simples título de novela. Talvez você ainda não se deu conta da nova investida da Rede Globo com foco na juventude brasileira, afinal, resgatar os valores expressados nas músicas da antiga banda Legião Urbana representa muito bem os diversos estados de espírito que todo mundo, especialmente quem é jovem, enfrenta.

Conhecida por muitas gerações (abrangendo pessoas dos 10 aos 50 anos) a banda Legião Urbana sempre tinha a canção certa para cada momento, fosse de alegria, raiva, decepção, tristeza, euforia, calma ou desencanto. Música do cantor e compositor brasileiro Renato Russo fundador da banda intitulada  “Aborto Elétrico” (banda punk de Brasília) e posteriormente “Legião Urbana”. Nomes de bandas que já revela os valores por trás de letras que sutilmente expressam a falta de Deus.

Renato Russo morreu devido as complicações causadas pela AIDS em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos. Amigos do cantor afirmam que o mesmo contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conhecera em Nova Iorque, portador da doença, em 1989.

A Legião Urbana apareceu para o país logo no início de 1985, um período de extrema agitação política (o Regime Militar ia acabando) e cultural – com o primeiro Rock in Rio. Por causa desse timing a banda acabou sendo uma das maiores representantes da primeira geração “sem causa”. Afinal agora não existiam mais os grandes inimigos contra quem lutar. A briga agora era de cunho pessoal, tentar entender que nova situação era essa que essa que se vislumbrava. E as canções simples da banda, especialmente pro conta das letras de Renato Russo, se adequavam bem a esse propósito.

A despeito de lançar oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, três discos solo, alguns lançados postumamente, e diversos singles, escritos em sua maioria pelo próprio Renato Russo. Estrategicamente foi escolhida a canção Faroeste Caboclo, composta em 1979, e lançada oficialmente em 1987, para uma adaptação para o cinema brasileiro cujo filme retrata a vida de “João de Santo Cristo”. Será que esta música foi selecionada ao acaso? Será que dentre as mais de 97 músicas produzidas nos seus 11 anos de carreira discográfica, qual foi o motivo maior de terem escolhido essa música?

Para você que ainda acha mera coincidência vamos analisar alguns pontos:

A começar pelo nome e letra da música o nome escolhido “Cabloco” além de simbolizar o mestiço de branco com índio representa também o nome dado às entidades lendárias indígenas, ou de manifestações de religiões como o caboclo que se incorpora nos ritos de Candomblé de Caboclo, no Catimbó, na Macumba, no Batuque e na Umbanda.

Vamos a breve relato da personalidade e atributos do jovem da música e protagonista do filme o “João do Santo Cristo” (extraído da letra da música).

Destemido, perdido, disposto a correr riscos, odiava a Jesus Cristo (...Deixou pra trás todo o marasmo da fazend. Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu) aliás não somente de Jesus como várias vezes diz (era só ódio por dentro), só pensava em ser bandido, Era o terror da sertania onde morava, praticava roubo, sentia-se diferente dos demais, escolheu a solidão, promiscuo (Comia todas as menininhas da cidade), delinqunte juvenil (Aos quinze, foi mandado pro o reformatório), de futuro incerto, curtia esoterismo (Peixes de ascendente Escorpião), vivia na esbórnia, bebedices, queria vida fácil virou contrabandista e traficante, homicida, andava armado, como não é surpresa terminado com sua morte prematura como o trecho diz “quando veio pra Brasília, com o diabo ter”.

Excelente exemplo de conduta moral hein? Será que minha avó está certa ao afirmar que os vilões dos filmes do passado, hoje são os "moçinhos"? 

A prática de usar coisas terrenas para esclarecer verdades celestiais não é uma tarefa fácil. O filme 'João do Santo Cristo" parece ser bem agressivo aos conceitos Cristãos, principalmente por expor a figura de "Jesus Cristo". Precisamos orientar nossos jovens para saberem dizer não a este tipo de estilo de vida que o filme retrata.
O projeto da adaptação esta sendo liderado por René Sampaio, desde 2005, e está programado para ser lançado nos cinemas brasileiros em 31 de maio de 2013.