Escolha seu idioma!

26 de agosto de 2013

Cientologia: um estudo sobre o espírito relacionado com ele mesmo, universos e outra vida.

A Cientologia inicialmente é vendido como uma longa e aventurosa busca pelo conhecimento ou ainda como parte do tratamento de combate ao "stress" e até curandeirismo que propõem métodos para "ajudar os indivíduos". Os participantes são instigados a iniciar uma terapia que os levarão à “iluminação espiritual”.

Na verdade trata-se de um grupo religioso (seita) de auto-ajuda que tem atraído vários famosos de Hollywood. A cientologia foi fundada por Lafayette Ron Hubbard (EUA), nascido em 1911 e falecido em 1986. Hubbard também foi escritor de livros baratos de ficção científica e de aconselhamentos que promovem os poderes da mente humana. Em 1950, publicou seu livro mais conhecido intitulado A Dianética: ciência moderna da saúde mental, o qual se tornou o texto principal do seu movimento religioso, iniciado em 1955. Hubbard prega que o ser humano é imortal, mas precisa “limpar sua mente” dos traumas que viveu nesta e em outras encarnações se quiser se desenvolver mentalmente. Já exportou suas doutrinas para 150 países do mundo em 50 idiomas com mais de 160 milhões de cópias dos seus trabalhos em circulação mundial, a estratégia de expansão do culto mira agora os países em desenvolvimento. Os trabalhos de L. Ron Hubbard compreendem hoje dezenas de milhões de palavras publicadas em grande volume de livros, manuscritos e mais de 3000 conferências gravadas nos quais apresentam pseudosoluções para os males sociais como: declínio dos padrões educacionais, degradação moral e uso de drogas. Assim, a Cientologia apresenta soluções para qualquer dificuldade que se possa encontrar na vida.

Um misto de outras religiões baseia-se na Reencarnação, em técnicas de exteriorização do indivíduo do seu corpo passando desde aslamassarias Tibetanas nos Vales do Oeste da China, onde estudou com a última linha de magos reais da corte de Kublai Khan tudo isso com um toque de ciência.

Na Indonésia e na Gâmbia, por exemplo, os princípios da religião já são aplicados nos sistemas carcerário e educacional. A cientologia chegou ao Brasil em 1994, através de Lucia Winther, sua principal líder e porta-voz no país. A editora Ponte publica os livros do movimento no Brasil.

Além de informar os leitores sobre o grupo, este artigo pretende demonstrar em que a Cientologia difere das doutrinas básicas do cristianismo e oferecer uma alternativa, com base na fé cristã, aos que estão em busca de salvação, esperança e paz.

Principais nomes:
  • Comandante Joseph C. Thompson - um dos primeiros estudantes de psicanálise e o primeiro oficial naval dos Estados Unidos a estudar com Freud em Viena.
  • Mônica Buonfiglio, escritora esotérica,  aderiu ao culto.
  • venezuelano Augustín Pinto