Escolha seu idioma!

3 de novembro de 2013

Somos produto das informações que consumimos?

O consumo excessivo de informações é um problema do século XXI que precisa ser tratado e ainda não possui médicos nas redes públicas e privadas de saúde, podendo-se observar seus efeitos nas redes sociais; nos celulares que não descolamos por nada; nas distrações da banda larga de Internet; novelas e seriados; tablet’s; outdoor; comerciais televisivos etc... Já parou para pensar que a ingestão frequente de informações sem qualidade em sua máquina mental possa lhe prejudicar verdadeiramente?

Como ter um relacionamento saudável com as informações se somos bombardeados de informações prejudiciais à nossa saúde e muitas vezes sequer nos damos conta que essa moléstia está justamente conosco e não na casa do vizinho? No mundo da mídia temos verdadeiras fábricas que produzem, de modo intensivo, informações sem qualidade. Talvez você ainda não se deu conta que não lhe sobra tempo necessário para passar com os seus entes queridos simplesmente pela falta de habilidade em filtrar informações lixo e selecionar apenas as de real importância para o momento.

As informações estão por ai, porém, a responsabilidade é sua (pessoal e intrasferível), afinal é você quem decide o que assistir, ler, em como desperdiçar seu precioso tempo e essa escolha é fundamental tanto para a sua saúde quanto para a coletividade. Não vou comentar agora sobre “A Grande Conspiração Televisiva” será alvo do meu próximo post, mais vou ratificar algo dito por muitos.... Os canais de televisão oferecem às pessoas o que elas quere. Claro que sempre acrescentam as armadilhas (afinal ninguém oferece nada de graça).

Como é possível que pessoas instruídas e inteligentes sejam de alguma forma capaz de acreditar em uma realidade distorcida? A realidade é que pessoas aparentemente informadas estão sendo guiadas estrategicamente a desviar-se das coisas mais importantes da vida, perdendo-se grande parte de suas vidas em devaneios que impedem de pensar claramente, algo como um mundo imaginário do filme Matrix.

Um vídeo homossexual aqui... uma piada acolá... um joguinho aparentemente inofensivo lá se vão horas a fio. Cuidado com suas ações de consumir informações das quais não necessita, pois elas se tornam hábitos e esses hábitos, por usa vez se tornam o seu caratér. E Cuidado com seu caráter, pois ele controla o seu destino. Gostaria de ouvir a sua opinião comente essa postagem clicando no botão abaixo.