Escolha seu idioma!

9 de outubro de 2014

Algumas verdades sobre a metodologia Ágil no desenvolvimento de software

Nenhuma metodologia do mundo jamais vai mudar a personalidade de uma pessoa, pelo menos não em tão pouco tempo. Pense assim: a mãe dele não conseguiu fazer o cara não ser preguiçoso e enrolador, você não vai conseguir, e nem é essa sua função. O problema é o processo: o gerenciamento de projeto em si. 

A implementação de quaisquer práticas, processos e métodos exige uma boa equipe, tanto programadores quanto gerentes e tudo mais. exige pessoas comprometidas com sua prática, sejam juniores ou sejam sêniores. E, aliás, os que muitos hoje consideram como "sêniores" ou "ninjas" são quase todos bem pouco comprometidos e meramente arrogantes. Novamente, mais verbal do que ação. Programação é uma profissão de prática. Não há como transformar um programador ruim num bom meramente adicionando métodos, da mesma forma que fazer um jogador de futebol novato assistir um treinamento de 2 dias nunca vai transformá-lo num fazedor-de-gols. Somente a prática, árdua, ininterrupta, consistente, de pequenas melhorias contínuas e constantes, vai - talvez! - levá-lo a ser um goleador.

Este ponto é crucial: muita gente que tentar implementar "Ágil" na esperança de transformar uma equipe ruim, ou uma empresa ruim, em algo melhor. Isso não vai acontecer. No começo vai parecer que "melhorou" ou, pelo menos, que alguma coisa "mudou". Mas é óbvio, você está implementando algumas práticas meramente "diferentes", claro que por algum tempo alguma coisa vai mudar.

Só que ninguém quer fazer isso. Se o problema for o gerente, que consultoria vai conseguir remover esse gerente de seu cargo - a menos que o dono acima dele esteja comprometido em cortar na própria carne? Se o problema é o programador mal caráter que todo mundo gosta (o tipo mais perigoso: o que sabe se articular e criar zonas de influência, entre pares e superiores), como mandar esse cara embora?

Se o método for bem aplicado ele imediatamente vai demonstrar e expor os problemas, e se o problema não for a prática e sim o comportamento (que é a grande maioria dos casos), é necessário resolver imediatamente.

Signatário do Manifesto Ágil, "Dave Thomas", declarou a morte de "Ágil" como conhecemos hoje.

Fonte: http://www.akitaonrails.com/2014/09/28/off-topic-agile-a-verdade-por-tras-do-metodo

Um comentário:

Daiana disse...

Bom, o fato é que o Agile é a metodologia que mais cresce no mercado.