Escolha seu idioma!

17 de maio de 2015

O universo é mais importante do que as coisas da Terra?

Existe uma crença amplamente difundida, embora errônea, de que a astrologia trará respostas aos nossos principais problemas. Muitas pessoas dão mais valor para as superstições e adivinhações astrológicas do que às verdades terrenas, por exemplo. O fato do Univerno e o Cosmos ser um assunto incrível não deveria ser motivo para se descartar as verdades terrenas por mais simplista que seja. 

Se quer saber quem controla sua vida, não olhe para Marte ou Vênus; Em vez disso, olhe para seu semelhante e para as armas de destruição em massa, pois o perigo está mais próximo do que se possa parecer. Embora seja verdadeiro que o ceticismo em relação ao testemunho de uma pessoa seja justificado se ela tiver algo a ganhar (como fama e fortuna), não é igualmente verdadeiro que se deva confiar em qualquer testemunho dado por alguém que não tenha nada a ganhar com isso, como afirmam os cientistas.
O argumento falacioso da popularidade e tradição: bilhões de pessoas no mundo acreditam na cosmologia, astrologia, astronomia, nos métodos científicos e eles tem sobrevivido por milhares de anos. Essas afirmações são verdadeiras, mas irrelevantes como prova da "veracidade" da cosmologia, astrologia e seus efeitos práticos para uma sociedade com inúmeros e urgentes problemas.
A astrologia, em sua forma tradicional, é um método de adivinhação baseado na teoria de que as posições e movimentos dos corpos celestes (estrelas, planetas, sol e lua), no momento do nascimento, influenciam profundamente a vida da pessoa. Na sua forma psicológica, a astrologia é um tipo de terapia da Nova Era, usada para a auto-compreensão e a análise da personalidade. (Para saber mais pesquise sobre astroterapia para uma compreensão da astrologia psicológica.)
Confesso que é difícil enumerar pelo menos cinco contribuições à sociedade da astrologia que tenha sido relevante na compreensão de nós mesmos ou de nosso lugar no cosmo? Seus defensores modernos não são capazes de explicar qual o fundamento das associações astrológicas com as questões terrenas, não têm qualquer explicação plausível para suas
alegações e não contribuíram com nenhum conhecimento de valor para qualquer campo das ciências sociais. Além disso, a astrologia não tem os recursos teóricos/conceituais para resolver adequadamente seus próprios problemas internos ou anomalias externas, ou para se decidir entre alegações ou sistemas astrológicos conflitantes." --I.W. Kelly, Modern Astrology: A critique, p. 931. Daí vem o intrigado questionamento conhecido pelo "Paradoxo de Fermin".
Por que o planeta Terra, muito mais próximo de nós no nascimento, não seria considerado uma influência importante no que somos e no que nos tornamos? É muito mais provável que a Terra, e as pessoas e coisas com as quais se tem contato direto, sejam fatores de influência mais importantes nas nossas vidas que distantes corpos celestes. A única coisa necessária para uma viagem como essa que não seria difícil de se obter seriam pessoas dispostas a viajar.
Não seria difícil encontrar muitas pessoas que acreditam que poderiam ser adormecidas por umas poucas centenas ou milhares de anos e despertadas para procurar por vida em algum planeta estranho. Elas parecem até acreditar que poderiam então coletar informações para trazer de volta à Terra, onde desfilariam em carro aberto pelas ruas do que quer que tenha restado de Nova York.
Para concliur, condições na linha tempo e espaço são menos importantes que as presentes para que se compreendam efeitos atuais sobre as pessoas.

Nenhum comentário: