Escolha seu idioma!

20 de junho de 2016

O homem é de fato o único animal racional?

Dono de um intelecto insuperável, o Homo sapiens sempre subestimou as habilidades cognitivas das outras espécies. Quem subjuga todas as outras raças? Quem domina e reina sobre o mundo conhecido? Seria a espécie mais forte, ou o mais rápido, o ainda o mais adaptável?

Será que a racionalidade pode ser resumida em "tomar decisões baseadas em pensamentos lógicos"? A racionalidade do ser humano, diferente de outros bichos não está limitada em "tomar decisões baseadas em pensamentos lógicos". Para outros bichos ser considerados racionais eles necessitam possuir um conjunto de capacidades que são: lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas. Apenas uma ou outra habilidade das mencionadas não é condição suficiente para afirmar que tal bicho é inteligente, e, nem sequer poderemos igualá-lo á raça humana.  

Kanzi, um bonobo (parente do chimpanzé) criado com linguagem humana desde que nasceu, há 29 anos. Ele aprendeu nada menos que 400 palavras com a pesquisadora americana Sue Savage-Rumbaugh. O primata consegue até formar frases e conjugar verbos, apontando para uma espécie de glossário com centenas de símbolos. A pergunta é: Essa habilidade o torna inteligente? Novas evidências revelam que a inteligência é um privilégio do homem.

Mas será que a distância separando os humanos dos outros animais realmente é tão grande assim? A ciência vem demonstrando que sim. A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner. Segundo ele, o cérebro humano possui oito tipos diferentes de inteligência. 



Apenas para exemplificar,  na intercomunicação social para expressar e comunicar ideias e sentimentos, isto é, conteúdos da consciência. A linguagem, entendida como atividade humana de falar, apresenta cinco dimensões: criatividade (é uma atividade livre e criadora); materialidade (atividade fisiológica e psíquica, porque implica, para o falante, a utilização de órgãos de fonação e, para o ouvinte, a capacidade de percepção); semanticidade (cada forma corresponde a um conteúdo); alteridade (significar = "ser com outros", próprio da natureza político-social do indivíduo); historicidade (não existe língua desacompanhada de sua referência histórica) 

Será a inteligência um privilégio da raça humana? Se for verdade essa afirmação, não há como negar que esse especial e singular dom nos distingue dos demais seres vivos existentes e nos coloca no topo da cadeia alimentar e no topo do controle do mundo conhecido. Simplesmente por que um papagaio canta o hino nacional podemos já de imediato afirmar que papagaios são seres racionais e igualá-los ao ser humano?

Recomendo que assista esse breve vídeo sintetizando um pouco o que falamos aqui...

Nenhum comentário: