Escolha seu idioma!

1 de fevereiro de 2018

Física Quântica: A ciência dos espíritos

  
Existe uma crença errônea, porém, amplamente difundida de que é possível por meio da ciência obtermos "prova científica" de vida depois da morte. E mais do que isso, os defensores dessa crença acreditam piamente de que as relações com o mundo espiritual deve-se a um número de fatores físicos tendo a ver com física quântica, partículas subatômicas, supercondutividade, e outros fenômenos naturais tão ignorados pelos verdadeiros psíquicos. Essa crença fez o espiritismo científico se tornar tão popular.

A mecânica quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas. Como explicado, a Mecânica Quântica é um ramo da física que estuda fenômenos microscópicos com o objetivo de fornecer explicações para muitos fenômenos previamente inexplicados tais como: a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron, dentre outros. Max Planck, um dos fundadores da mecânica quântica. A partir do ano de 1900 o cientista Max Planc estudava a radiação térmica emitida pelos corpos ao serem  aquecidos. Mais tarde com a teoria quântica os "religiosos cientistas" ou vice-versa sugerem uma nova forma de compreender o mundo real deixando de praticar ciência procurando respostas metafísicas para problemas físicos. Conclui-se que existimos através de "alguma coisa" cuja natureza e espantosas propriedades temos bastante dificuldade de apreender.

Um aspecto fundamental que a Física Quântica introduziu foi a derrubada do determinismo e da causalidade. Isto é, dadas as mesmas condições e circunstâncias, um evento pode acarretar variáveis consequências, das quais só se conhece a probabilidade de ocorrência, mas nada determina, em cada caso, o que se dará e que é perfeitamente possível que um evento não seja efeito de causa nenhuma, isto é, que ocorra de modo fortuito e incausado. Defendem que o homem e universo fora originado e é regido pelo acaso numa tentativa de aniquilar o criador ... dentre outros argumentos que veremos.

A despeito da teoria quântica não fazer parte das ciências humanas e nem das ciências sociais e seu objeto de estudo não é fornecer descrições precisas para fenômenos da consciência e dos conhecimentos da produção criativa humana esses pseucientistas distorcem o propósito original da física quântica e tenta a todo custo fornecer novo significado para as aplicações da mecânica quântica na religião. Os líderes dessa seita são escolhidos dentre os pseudocientistas que tenham se sobressaído pelo valor das suas contribuições "científicas" na sociedade espiritualista nacional.

Centram-se na matéria-prima bruta do Universo e no comportamento da natureza em seu nível mais profundo o das partículas subatômicas, da radiação e dos campos. De fato a realidade física é substancialmente composta de três tipos de coisa: campo, matéria e radiação, sendo as últimas quantizações da primeira – energia, porém, diferentemente do que se pensa, não é um componente substancial do Universo, mas sim um “atributo” de seus componentes, como também carga, spin, e etc.

Os seus defensores afirmam que o processo permite que se aceda a um eu mais elevado, bem como a outras inteligências e entidades, para informação e guia libertando a energia espiritual para revelação e crescimento pessoal. Derivando, a partir daí, que pelo fato da personalidade humana sobreviver à morte e poder se comunicar com os vivos é mais do que suficiente para que, por meio dos métodos científicos, possamos esclarecer a humanidade de que forma se processa essa simbiose entre o mundo material e o espiritual.

Vivem questionando a realidade e pregam constantemente que não existem certezas e idéias absolutas, para eles tudo é relativo tentando constantemente afirmar que o mundo que enxergamos, tocamos, respiramos e sentimos trata-se de um devaneio dos nossos cinco sentidos. Na minha concepção isto seria uma espécie de ateísmo virtual, ou gnosticismo. Se baseiam que o espaço e o tempo são ilusões, que a realidade fundamental não é cognoscível, salientam que a realidade não é causal, nem local: nela, espaço e tempo são abstrações, puras ilusões.

Mistura-se a isso, fraudes comprovadamente descobertas de espíritos entretendo as pessoas, pintando belos quadros, fazendo sons, materializando objectos, fazendo luzes brilhar, levitando pessoas e objectos, e outras panóplia de poderes psíquicos desde clarividência e clariaudiência, a telecinética e telepatia. Os espíritos modernos não se limitam a invadir canetas e lápis. Também comunicam através do teclado do seu computador, do seu gravador, dos elétrons, micro-partículas, emaranhamento quântico, telefone celular ou células do cérebro, se as conseguem encontrar.

Essa nova vertente religiosa tornou-se um grande negócio, com a comercialização de congressos, palestras, venda de livros e até mais recentemente com a realização de casamentos quânticos, ou melhor, uniões de emaranhamento quântico de casais conforme defendido por Jonathon Keats integrante desta seita que espera que em breve as cerimônias se espalhe e se torne permanente. Keats está trabalhando em um site que vai unir pela física quântica corpos que não estão no mesmo lugar. Tratam-se de verdadeiros pseudocientistas que em nome do bem tem seduzido e enganado milhares de fiéis através da transmissão de crenças estranhas, enganações divertidas e ilusões perigosas.

Existem várias associações de pessoas que dizem ter sido inspiradas pelos "ensinamentos transformadores" da física quântica. A palavra "quântico" tem um efeito quase mágico. Isso faz com que os olhos dos membros dessa seita virem como se tivessem acabado de entrar em um transe profundo!

A despeito da natureza inacreditável dessa ideia e da falta de provas dignas de crédito, desenvolveu-se um culto em torno da crença de conexões entre pessoas ainda que elas estejam separadas geograficamente.

Por alguma razão, pessoas inteligentes  acham que se os motivos de uma pessoa merecer crédito por seus status social, por ser doutor, possuir P.h.d ou ser cientista seu testemunho merece crédito também. O fato de que uma pessoa seja agradável e decente, e que não tenha nada a ganhar mentindo, não a torna imune a errar na interpretação de suas percepções.

Aqueles que afirmam ter suas vidas tranformadas pela aplicação da física quântica podem não estar nem loucos nem dizendo a verdade. Talvez seja melhor pensar a respeito deles como pessoas que compartilham uma ilusão cultural. Eles são semelhantes às pessoas que têm as experiências de quase-morte de atravessar um túnel escuro em direção a uma luz brilhante, ou que vêem seus entes queridos já falecidos chamando por elas. Elas se devem provavelmente a estados cerebrais semelhantes, semelhantes experiências de vida e sugestões mentais sobre expectativas de vida. Dentre as práticas que líderes dessa seita se utilizam podemos citar: sessões de hipnose, aconselhamento, psicoterapia.

A somar às bizarras afirmações sobre "revelações" que "corrigem" os erros e omissões da Biblia. Criaram uma antologia de documentos ditados por personalidades superhumanas que aos poucos e de forma imperceptível substituiem o evangelho de Jesus por outros ensisamentos anticristãos com revelações acerca da "expansão da mente e da consciência", "maturidade espiritual", de que o "Universo está literalmente apinhado de planetas habitados, vida em evolução, civilizações em diferentes estágios de desenvolvimento, seres celestiais e personalidades espirituais."

Um processo segundo o qual a física quântica (o "canal") dá acesso ao mundo espiritual que interage com a humanidade através desse canal numa espécie de  túneis interdimensionais os quais conectam um certo universo dimensional a outro em diversificados outros planos de existência , tais como mundo espiritual paralelo ou outra dimensão do pós-vida.

Essa distorção da ciência melhor poderia ser chamada de "metafísica quântica" que forma sorrateira seus conceitos ratificam a crença do Panteísmo, ou seja, a crença amplamente difundida de que Deus está em todas as coisas. Tentar explicar a existência do universo e da vida e qual o seu sentido recorrendo aos pressupostos da física quântica é por si só tão limitado quanto esta ciência o é.

Em resumo, como tudo que diz respeito à física quântica, é impossível comprovar cientificamente a evolução espiritual de uma pessoa com a aplicação dos princípios da física quântica.  Se avaliada reflexivamente e com inteligência constatarão que a real contribuição da física quântica para a nossa humanidade está totalmente fora do transcendental e do metafísico. Por si só, a física quântica não produz salvação, revelação, ou melhoria de vida ao indivíduo que qualquer outra atividade humana, o que passar disso é ilusão e engana-se quem quiser.

Fica claro que as conseqüências dessas grandes mudanças conceituais induzidas pela teoria quântica além de retardar o conhecimento de Deus, tratam-se de mentiras contadas por sábios de mundo moderno. Deus é o movimento que impulsiona todas as coisas (o primum mobile immotum), é Ele que faz a natureza e o universo se mover; Ele é a causa de tudo o que acontece, a forma a ser buscada, o ímã que atrai, a luz dentro da cor, a soma de toda a vida. Já alertava nosso Salvador Jesus Cristo "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo."

Leia também o artigo: A 'visão científica do mundo'
 

Nenhum comentário: