Chamamos de programa ou aplicativo uma sequência de instruções elaboradas e codificadas em linguagem de programação, a qual é compreendida tanto pelo programador quanto pela máquina.
Então a máquina transforma essas instruções em ações que visam atingir objetivos funcionais específicos, como, por exemplo, escrever textos, criar planilhas eletrônicas, navegar e se comunicar pela Internet, criar desenhos e gráficos, entre tantas outras funções.
Logo, podemos reparar que, desde a mais simples tarefa até a mais fantástica ação de um computador, tudo só ocorre porque alguém - o programador - mostrou à máquina o que ela deveria fazer. Como? Através da junção de conhecimentos e do fantástico poder de criação e inovação do homem.
Homem fazendo computador de marionete pois o computador não pensa. Precisa alguém dizer o "programa" é o passo-a-passo. Diz como é pra fazer cada passo do roteiro o computador, ligeiro faz logo acontecer.
Cada programa é escrito por um sábio escritor que escreve o passo-a-passo como quem está a compor. E escreve totalmente como só ele entende Esse é o programador o programa assim escrito nessa forma diferente não é logo percebido pela máquina da gente.
Um tal de "compilador" traduz pro computador numa versão que ele entende.
E é assim que um programa tem duas formas sagradas ...
continua ..
Adaptação da obra "Cordel do Software livre" do poeta Cárlisson Galdino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário