Escolha seu idioma!

25 de setembro de 2008

Gerência de projetos: o que é o processo Scrum

Uma rápida introdução ao Scrum, processo que pode ajudar na gestão de projetos e na empresa. A proposta é aumentar a produtividade e reduzir o tempo gasto no desenvolvimento de sistemas de várias naturezas.
Scrum, na definição de seus criadores, é um processo ágil que pode ser utilizado para gerenciar e controlar desenvolvimentos complexos de softwares e produtos, usando práticas iterativas e incrementais.
Já foi utilizado desde projetos simples até mudanças em organizações inteiras e sua proposta é aumentar significativamente a produtividade e reduzir o tempo gasto no desenvolvimento de sistemas de várias naturezas.
Dentre as principais características do processo destacam-se a auto-organização das equipes de desenvolvimento, o uso de "sprints" semanais ou mensais para acompanhar a evolução do produto a ser entregue, o acompanhamento minucioso dos requerimentos através do backlog do produto.
E, ao meu ver a mais importante: a capacidade de adaptação do Scrum a diferentes práticas de engenharia de software e metodologias.
A dinâmica do Scrum funciona da seguinte forma:
  • dividir os produtos a serem entregues em equipes multidisciplinares menores;
  • essas equipes recebem o backlog de produtos a serem entregues em uma determinada linha de tempo;
  • ao iniciar o processo, diariamente a equipe se reúne por 15 a 30 minutos para acompanhar de perto a evolução do backlog e listar as causas de possíveis problemas que possam estar atrapalhando o andamento do processo.
Ao final do tempo definido (semana, mês) a equipe deverá entregar o "produto final", ou seja, o backlog resolvido.
Uma característica muito forte é a participação constante do cliente (que pode ser um cliente externo ou interno, como o gerente de projetos, por exemplo) no dia-a-dia do desenvolvimento, acompanhando, mensurando e auxiliando na resolução de problemas que possam vir a surgir as freqüentes e curtas reuniões para o acompanhamento do processo de entrega.
Outro ponto interessante no Scrum é a divisão de tarefas. Ao invés de realizar tarefas de forma linear (exemplo: codificar-documentar-testar), os membros da equipe realizam um pouco de cada coisa, todo o tempo. Ou seja, se há alguma definição pendente na atividade atual, o membro da equipe imediatamente escala essa questão e pode passar para outra atividade e depois retornar para a primeira quando está estiver clarificada.
Empresas como Microsoft, Google, Yahoo, Nokia, Philips e Siemens já estão adotando a prática do Scrum no exterior. No Brasil ainda temos observado poucas empresas adotando o Scrum em suas práticas de engenharia.
Fonte: WebInsider

Nenhum comentário: