Escolha seu idioma!

1 de julho de 2012

FOME NO MUNDO VERSUS SOCIEDADE DO CONSUMO

Quase um bilhão de pessoas não tem o que comer no Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro. A crise alimentar de 2011 no Corno de África (ou Chifre da África) é uma situação de carestia em várias regiões do Corno de África devido a uma seca que afetou a região do leste africano. A seca, a "maior seca há 60 anos", levou a uma crise alimentar na Somália, Etiópia e Quénia, ameaçando a vida de mais de 10 milhões de indivíduos. The Economist informou que a fome pode estender-se a todo o Corno de África, "uma situação... inédita em 25 anos".

As condições metereológicas do Oceano Pacífico, que desenvolveram numa forte e não habitual La Niña, interromperam as chuvas sazonais durante duas estações consecutivas. Nenhuma gota de chuva caiu no Quénia, Etiópia ou Somália (durante dois anos). A falta de chuva enfraqueceu o cultivo, diminuindo as hipóteses de obtenção de alimentos. O grupo rebelde Al-Shabaab piora ainda mais a crise. Enquanto isso ...


Em todo o mundo, 925 milhões de pessoas vão passar este dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, sem ter o que comer. O número é equivalente às populações somadas dos Estados Unidos (300 milhões), do Brasil (190 milhões), do Japão (130 milhões), da Alemanha (82 milhões), da França (63 milhões), do Reino Unido (60 milhões), da Itália (58 milhões) e da Espanha (40 milhões). Dos 122 países incluídos no estudo, 25 têm níveis considerados "alarmantes" de fome, e quatro nações da África registram números "extremamente alarmantes", destaca o relatório.

A produção mundial de alimentos precisa aumentar 70% para alimentar a população que o mundo terá em 2050, estimada em 9 bilhões de pessoas. Os governos devem investir mais na agricultura, expandir redes de segurança e programas de assistência social, reforçar atividades que geram renda para as áreas rurais e urbanas mais pobres e criar mecanismos adequados para lidar com situações de crise e proteger as populações mais vulneráveis.

A maior participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas para alimentação e diminuição da pobreza são fatores que fazem com que o Brasil tenha motivos para comemorar o Dia Mundial da Alimentação.

Nenhum comentário: